quinta-feira, 29 de março de 2012

MÃO AMIGA: TRABALHADORES DE CANA E LARANJA SERÃO ALFABETIZADOS.

O Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Educação (Seed), realiza na próxima terça-feira, 3, a aula inaugural do programa 'Sergipe Alfabetizado' para os beneficiários do programa de inclusão e transferência de renda Mão Amiga. A iniciativa acontece às 09 horas, no Centro de Convenções de Sergipe.

A meta nesta fase é ensinar 1.458 trabalhadores analfabetos - entre catadores de laranja e cortadores de cana-de-açúcar - a ler e escrever, garantindo a eles a possibilidade de se desenvolver e conquistar novos horizontes para o seu futuro e o de suas famílias.

De acordo com a técnica do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Auta Arnaldo, a duração do curso de qualificação profissional promovidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Regional Sergipe (Senar/SE) é de sete meses.

Os beneficiários serão alfabetizados com um material didático totalmentre adaptado à sua realidade e complementar às aulas de qualificação profissional em nove módulos: Cidadania, Higiene Pessoal, Formação de pragueiros, Fruticultura, Hortaliça, Farmácia Viva, Agroecologia, Comércio e Marketing, e Cooperativismo. Além disso, eles estudarão conteúdos específicos do Sergipe Alfabetizado.

“Desde a implantação do Mão Amiga a preocupação do Governo é capacitar os trabalhadores rurais beneficiados para que eles melhorem de vida, que entrem no mercado de trabalho e se tornem cidadãos completos. Alfabetizá-los é fundamental para que isso axconteça”, ressaltou Auta, acrescentando que além das aulas teóricas, os alunos receberão ensinamentos práticos sobre agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário