quinta-feira, 8 de março de 2012

SAÚDE E JUSTIÇA ARTICULAM ATENÇÃO À SAÚDE DE PRESIDIÁRIOS.

Os secretários de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, e da Justiça e de Defesa ao Consumidor, Benedito Figueiredo, se reuniram na última quarta-feira, 7, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir a atenção à saúde da população carcerária.

Durante o encontro, ficou decidido que os prefeitos e secretários de Saúde dos municípios sergipanos sedes de presídio serão convidados a participar de uma reunião, articulada pela Diretoria de Atenção Integral à Saúde da SES, para discutir o tema. “Existe uma política nacional que preconiza que tanto à Saúde, quanto à Justiça, nos três níveis de gestão, são responsáveis em atender às necessidades de saúde dessa população”, explicou Antonio Carlos Guimarães

A Atenção Básica é o nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) que presta a assistência e faz promoção à saúde da população carcerária. Alguns dos problemas recorrentes das pessoas que vivem em presídios são respiratórios, de pele, tuberculose, entre outras doenças. “Se houver um surto de escabiose (sarna), por exemplo, é bastante complicado. Devemos desenvolver ações de higiene e em relação à prevenção, além do adequado tratamento de ocorrências de doenças nessa população carcerária”, disse o gestor da SES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário