segunda-feira, 12 de março de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ARACAJU REGULARIZA OFERTA DE RETINOGRAFIA.

A Secretaria Municipal de Saúde voltou a ofertar o exame de retinografia. No início desse mês, técnicos do Ministério da Saúde estiveram no Centro de Especialidades para checar o aparelho e o local de atendimento, liberando a realização dos exames que agora já são feitos no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), que fica no Augusto Franco, zona Sul da capital.

Para a gerente do Cemar Augusto Franco, Mariana Rocha, a oferta da retinografia vai retirar muitos pacientes da fila de espera. “No levantamento feito pelo Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação, pelo menos 200 pessoas estão na fila para fazer esse exame. A realização do procedimento em uma unidade própria da rede municipal de saúde vai desafogar essa espera”, explica Mariana.

No início, estão sendo marcados seis exames de retinografia por dia, sendo três pela manhã e três à tarde. Em breve, esse número vai aumentar para dez exames por dia, sendo cinco pela manhã e cinco no turno da tarde.

Wilma Santos, 48 anos, foi uma das usuárias que já teve o exame de retinografia realizado nessa segunda-feira, dia 12. “Fiquei muito feliz quando recebi a ligação da Secretaria de Saúde informando a marcação. O atendimento foi excelente e o exame rápido e sem dor”, revela.

Desde o final do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde vem atuando de forma intensiva para ofertar ao usuário do SUS o serviço que ele merece. “Realizamos mutirões em parceria com a Sociedade Sergipana de Oftalmologia, além de outros para exames de média e alta complexidade. Juntos esses mutirões já atenderam mais de 1000 usuários”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Regularização de Exames

Desde dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde vem regularizando a oferta de outros exames, a exemplo da eletroneuromiografia.

“Firmamos um convênio, contratando uma empresa e assim retomamos a prestação de exames de eletroneuromiografia no Cemar do Siqueira Campos. Os usuários que estavam na fila de espera já foram atendidos”, destaca o diretor de Atenção à Saúde da SMS, Paulo Sérgio Nunes.

Além da eletroneuromiografia, a Secretaria regularizou também a oferta de endoscopia digestiva que está sendo realizado no Centro de Especialidades Médicas do Siqueira Campos.

Solicitação

A realização da eletroneuromiografia e da endoscopia deve ser solicitada pelo médico da Unidade de Saúde da Família ou por um especialista. A marcação deve ser feita na unidade de referência do usuário. Já os exames são realizados no Centro de Especialidades Médicas do bairro Siqueira Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário