quarta-feira, 7 de março de 2012

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DA ESCOLA, FEITA PELA PREFEITURA DE SOCORRO, DEBATE "PREVENÇÃO À OBESIDADE INFANTIL".

Na tarde da última segunda-feira, 5, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro iniciou, na rede municipal de ensino, a Semana de Mobilização da Escola com o tema ‘Prevenção à Obesidade Infantil’. Através da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, a ação aconteceu na Escola Municipal José do Prado Franco, onde foram reunidos pouco mais de 60 estudantes do 7º e 8º ano da unidade escolar.

A abertura da Semana de Mobilização foi acompanhada pelo secretário de Educação de Socorro, Wellington Mangueira. “Essa é mais uma importante parceria entre a Saúde e Educação em prol da manutenção, da saúde dos milhares de jovens socorrenses”, destacou o secretário.

Nesta primeira etapa, além da José do Prado Franco, as atividades da Semana de Mobilização da Escola contemplarão mais oito unidades da rede municipal de ensino. São elas: Maria de Lourdes Franco; Josefa Santana; Honorina Costa; Acrisio Cruz; Eduardo Viana dos Santos; Manuel Cunha; Marinuzia de Carvalho Rodrigues e Manuel de Jesus Silva.

A coordenadora da Semana de Mobilização, professora Iara Maria de Oliveira, ressaltou a necessidade do envolvimento da comunidade escolar em ações educativas e preventivas. “As equipes da saúde junto com professores, coordenadores e diretores de cada unidade de ensino trabalharão atividades, cuja finalidade será prevenir futuros problemas de saúde, como a obesidade, um problema que afeta boa parte das famílias em todo o Brasil”, pontuou a professora.

Funcionamento

As atividades iniciadas nesta segunda , 5, seguem até a próxima sexta-feira, 9. Na programação constam diversas atividades, a exemplo de palestras educativas com temas atuais como álcool, drogas, sexo e alimentação saudável. A ação também contará com escovação dentária, que irá trabalhar a higiene bucal, e medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros. As atividades visam a promoção da saúde através de ações preventivas.

"Com o Programa Saúde na Escol, nas salas de aula, profissionais de Saúde realizam avaliação clínica, bucal, nutricional, saúde reprodutiva e avaliação social. Os alunos também têm a oportunidade de atualizar o calendário de vacinas. Após as avaliações, nos casos onde houver necessidade, o aluno recebe uma guia de encaminhamento para unidades de saúde de referência de cada localidade onde funciona a escola”, explicou a enfermeira Vanessa Lima, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE).

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola foi instituído nacionalmente através da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde. O trabalho conta com os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, auxiliar de Enfermagem, dentista e agentes de saúde, que compõe as Equipes de Saúde da Família. O cadastramento das unidades de ensino interessadas deve ser realizado pelo coordenador escolar na página eletrônica do MEC, através do Simec/pse. O cadastrador também deverá indicar o articulador do programa na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário