quarta-feira, 14 de março de 2012

SERGIPE SERÁ PILOTO NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA FEDERAL "ÁGUA PARA TODOS".

Na última segunda-feira, 12, a Defesa Civil Estadual, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri), comandou uma reunião a fim de tratar as informações e o envolvimento das diversas secretarias e órgãos do Estado para a formatação do programa 'Água para Todos', idealizado pelo Governo Federal e que será implementado em Sergipe. A reunião aconteceu no auditório da Seagri.

Sergipe será o primeiro estado a implantar o programa Água para Todos, com o objetivo de mudar o sistema de distribuição, além de qualificar o processo de captação, tratamento e entrega. “A qualidade da água para essa região é nosso desafio, os municípios cadastrados receberão água de qualidade e tratada. O sistema de distribuição será durante todo o ano, independente da sazonalidade”, detalhou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erivaldo Mendes.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, o programa beneficiará no total 31 municípios. “Não serão mais trabalhados em forma de emergência, e sim, da necessidade. Se a comunidade que está inserida precisar do abastecimento da água, basta o cidadão informar e o carro-pipa que será monitorado via satélite fará esse reabastecimento”, explicou Sobral. Após o cadastramento, será entregue o cartão “Água para Todos”, que terá validade em um raio de 30 metros. O atendimento será individualizado, onde cada família da zona rural receberá um valor litro para as suas necessidades básicas.

Serão 10 estações de tratamento para atender os municípios, fornecendo em média 300m³ de água/dia. Essas estações serão implantadas nas comunidades mais próximas aos mananciais para que haja a facilidade do tratamento e a locomoção dos caminhões. Este sistema será comandado por um software que fará o gerenciamento do percurso de água desde a estação de tratamento até a entrega as famílias.

As ações do programa terão início partir de junho de 2012. “É um projeto que reafirma a dignidade do ser humano quanto à utilização do que é a água. Com a chegada desse programa, eliminará a falta de água durante o período da seca no nosso estado”, finalizou o coordenador de Gestão Ambiental da Companhia Saneamento de Sergipe (Deso), Wanderley Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário