sexta-feira, 4 de maio de 2012

AMANHÃ É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância de vacinar idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores da saúde. Em Aracaju, a abertura da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizada pelo Ministério da Saúde, acontecerá neste sábado, às 8h, na Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, na travessa Adalto Botelho, s/nº, bairro Getúlio Vargas.

Do dia 05 até 25 de maio, a população alvo da vacina deve procurar qualquer uma das 43 nas Unidades de Saúde da Família de Aracaju (USFs) para imunização. Este ano, a vacinação também estará disponível na sala de vacina do Ipes, que fica na rua Campos, no Centro de Aracaju.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, esclarece que, para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação. “A comunidade não deve se descuidar. A vacina é rápida. Então, vamos fazer reforçar essa ação de prevenção e buscar o mais rápido possível uma Unidade de Saúde”, afirma.

A diretora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Oliveira, explica que “o cartão de vacinação é um importante instrumento de controle, pois registra todo o histórico da vacinação, oportunizando, inclusive, atualizar outras vacinas que estão faltando. O melhor é levar o cartão, mas, caso o usuário esqueça, um novo cartão é feito na hora da vacina”.

Prevenção

A vacina contra a gripe protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles, o influenza A (H1N1). “Aracaju recebeu, do Ministério da Saúde, 77 mil doses da vacinas e cerca de 800 pessoas estão envolvidas na Campanha desenvolvida nas Unidades. O principal objetivo dessa ação é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela gripe nos grupos prioritários”, explica Débora Moura, referência técnica do Programa de Imunização do Município de Aracaju.

O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura e, somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. “Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização”, explica o coordenador da Rede de Atenção Primária da SMS, Geison Ricardo Valença.

Metas da Campanha

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas devem ser imunizados. A meta de Sergipe é vacinar cerca de 300 mil, sendo 77 mil pessoas em Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário