quinta-feira, 10 de maio de 2012

BERTULINO INFORMA QUE LAUDO DA ADEMA SOBRE O MANGUE DA 13 DE JULHO JÁ FOI DIVULGADO.

Preocupado com a situação do manguezal do bairro 13 de Julho, o vereador Bertulino Menezes (PSB) voltou a falar sobre o assunto na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quinta-feira, 10/5. De acordo com o parlamentar, o local encontra-se parcialmente morto e a questão precisa ser resolvida o quanto antes para que não se perca o mangue.

Bertulino informou ainda que a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizou um estudo com biólogos, engenheiros agrônomos e florestais, onde já divulgou um laudo da situação, faltando ainda o parecer da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com o documento divulgado em um jornal do estado em mãos, o vereador citou alguns pontos do laudo da Adema. "O estudo indicou que a mortandade do mangue foi causada pela combinação de quatro fatores: a formação de bancos de areia nas margens do Rio Sergipe, o uso irregular de agroquímicos usados na desinfecção de viveiros agrícolas, a contaminação dos vegetais por fungos ou vírus desconhecidos, e o despejo irregular de resíduos e reagentes de clínicas, hospitais, lava-rápidos e postos de combustível situados em bairros da região", leu.

Segundo o parlamentar, o parecer técnico da Adema foi produzido a partir de uma visita de campo feita pelos técnicos em 16 de abril deste ano que constatou que a faixa de mangue da região apresentou árvores (das espécies Laguncularia racemosa e Rhizophora mangle) sem folhas e com ressecamento dos caules e ramificações, além de uma grande quantidade de sedimentos que soterrou as raízes das plantas.

Alerta

O parlamentar alertou ainda que essa deve ser uma preocupaçãpo constante tanto da população quanto vereadores e sugeriu ainda a formação de uma comissão de parlamantares para acompanhar o laudo final do órgão responsável pelo Meio Ambiente. "Essa Casa precisa se envolver nessa causa", opinou. Bertulino disse ainda que a mortandade do mangue é também resultado da cultura da população onde muitos ainda jogam lixo nos canais e rios.

Um comentário:

  1. TEM QUE FAZER É O TRATAMENTO DE ESGOTO DOS CANAIS QUE DESPEJAM AGUAS POLUÍDAS NA ÁREA DA AV. IVO DO PRADO, 13 DE JULHO, DO RIO POXIM E NO ENTORNO DA COROA DO MEIO, VAMOS POR EM PRÁTICA, QUE HA MUITO TEMPO SE FALA NISSO E NADA DE AÇÕES PRÁTICAS.

    ResponderExcluir