segunda-feira, 7 de maio de 2012

DÉDA EMPOSSA NOVOS SECRETÁRIOS.E DIRIGENTES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.

Fotos:  Marcos Rodrigues/ASN

Mudanças para atender necessidades político-administrativas e busca de isenção para o período eleitoral que se aproxima. Estes foram, segundo o governador Marcelo Déda, os principais argumentos para o início da reforma do seu secretariado, cuja primeira posse ocorreu na manhã desta segunda-feira, 7, no Palácio de Veraneio.

Conforme já anunciado pelo próprio governador, Lúcia Falcón volta ao Governo do Estado, assumindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Saumíneo Nascimento deixou a presidência do Banco do Estado de Sergipe (Banese), assumindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Já o engenheiro Sérgio Ferrari, que respondia pela Sedurb, assumiu a Deso; e a funcionária de carreira, com 32 anos de banco, Vera Lúcia Oliveira, passou a ser a primeira mulher a presidir o Banese em seus 50 anos de existência.

“Além de encampar diversas outras iniciativas, nosso principal objetivo com essas mudanças é preservar a máquina administrativa das paixões da disputa política. Graças a Deus, a marca da nossa presença no Poder Executivo de Sergipe, tanto na prefeitura da capital, quanto no Governo do Estado, foi a de preservar a máquina de qualquer intervenção no pleito. Portanto, para nós, nesse momento, o mais importante foi escolher quadros técnicos”, destacou o governador Marcelo Déda ao iniciar a solenidade.

Continuidade das mudanças

O governador também foi enfático ao afirmar que é sua intenção dar continuidade a esse processo de mudança no secretariado e no segundo escalão, tendo como referência o perfil das escolhas que acabou de realizar. “Sempre buscando essa isenção das disputas eleitorais, vamos buscar quadros com perfil técnico para recompor nossa administração, dando continuidade ao cumprimento das nossas metas de governo”, completou.

Ainda segundo Déda, mesmo com a indicação pontuada pelo perfil técnico, também é exigido de todos os ocupantes de cargos públicos as noções de sensibilidade política. “Não há cargo de secretário de Estado despido de obrigações políticas, seja ele o mais técnico dos cargos, se de livre nomeação do governante, ele é um cargo político e carrega com ele obrigações de natureza política, exigindo compreensão dos programas de governo, dos programas políticos assumidos e, sobretudo, relacionamento exemplar com as instâncias políticas da sociedade, com transparência, respeito e diálogo”, frisou o governador.

Reconhecimento

Ainda em seu pronunciamento, o governador fez um reconhecimento público aos ex-gestores das respectivas pastas, a exemplo de Jorge Santana, a quem reputou a linha de atuação exemplar da Sedetec, e ao seu sucessor, Zeca da Silva. “Saumíneo Nascimento terá agora o dever de dar continuidade à agressiva política de atração de novos investimentos que se notabilizou nos últimos anos, também priorizando o estímulo aos empreendedores locais com foco na geração de emprego para o povo sergipano. Esse é o foco dessa política”, destacou.

Na oportunidade, Marcelo Déda também anunciou que Saumíneo terá como seu adjunto o executivo Carlos Augusto Franco, que retorna ao Governo do Estado, uma vez que foi o adjunto à época de Jorge Santana, sendo o responsável por notável atuação.

De forma semelhante ele elogiou a atuação de Sérgio Ferrari, na Sedurb, a quem reputou a fama de ser um “tocador de obras” e que, a partir de agora, terá a missão de dar continuidade a um trabalho de reestruturação e modernização iniciado por Bosco Mendonça à frente da Deso. “Ferrari sempre foi um ‘soldado’ do nosso projeto. Ele tem minha confiança e é detentor de uma amizade de mais de 30 anos”, definiu o governador.

Marcelo Déda também comemorou o retorno de Lúcia Falcón ao governo, referindo-se a ela como a “médium” da administração, por sua capacidade de assimilar e incorporar de forma precisa as ideias do governador, transformando-as em projetos marcantes e de reconhecida eficiência em nível nacional, a exemplo do Sergipe Cidades. “O planejamento estratégico que ela elaborou para o nosso governo serviu até de referência nacional. Tanto é que ela foi convidada a replicá-lo no Ministério do Planejamento, e agora retorna para continuar seu trabalho numa secretaria estratégica para atuação do nosso governo, e cuja concepção deriva ainda das definições de quando exerceu o cargo de secretária de Planejamento”, registrou.

Déda também agradeceu ao trabalho realizado por Bosco Mendonça, a quem definiu como um dos quadros mais qualificados da sociedade sergipana. “Quero reconhecer e agradecer o trabalho desempenhado por Bosco Mendonça, técnico e político de reconhecida atuação. Esse talento continuará sendo aproveitado em outras funções na administração estadual”, anunciou o governador, sem especificar qual será a nova função de Bosco.

Valorização

“Mais uma prova da ascensão da mulher na sociedade sergipana e brasileira”. Esta foi a definição que o governador utilizou para registrar o seu contentamento em oficializar a indicação de Vera Lúcia Oliveira para ser a primeira mulher presidente do Banco do Estado de Sergipe. “Ela é uma funcionária de carreira do banco, baneseana há 32 anos, e conhece, como poucos, as peculiaridades que envolvem a administração de um dos poucos bancos estaduais do país”, registrou o governador, referindo-se às recentes medidas que provocaram a queda de juros, a opção da portabilidade e as variações macroeconômicas.

Segundo Déda, uma das prioridades que já foram determinadas à nova presidente è a resolução de diversas questões com o Sindicato dos Bancários, sempre buscando a resolução dos impasses através do diálogo. “O sindicato está no seu papel de reivindicar e a diretoria do banco, obviamente, está buscando preservar os interesses da instituição. Mas isso deve ser resolvido com o diálogo e a busca de consenso em todas as questões. Portanto, ela terá a missão de promover a solução dos impasses com o sindicato, e a sensibilidade necessária para conduzir os destinos do banco nas operações com o mercado financeiro”, afirmou o governador, ao destacar a vasta experiência da nova presidente que, até então, respondia pela Diretoria de Finanças e Relação com Investidores da instituição.

Mudanças Históricas

De acordo com o governador, é prioridade para a sua administração a valorização dos profissionais de carreira das instituições, tendo como uma das referências a indicação de servidores para os cargos de direção. “Esta é uma cultura que está sendo fortalecida na nossa administração e será uma de nossas marcas”, sentenciou Déda.

Desafios

Os novos titulares, por sua vez, destacaram o empenho e compromisso com o programa de governo e as metas traçadas pelo governador Marcelo Déda. “É com orgulho que assumo essa nova função na estrutura de governo e buscarei, como sempre, dar o meu melhor para que consigamos avanços que se traduzam em cada vez mais qualidade de vida para a população sergipana”, destacou a secretária Lúcia Falcón.

“Vamos buscar dar continuidade e intensificar os bons resultados apresentados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial, além de dar atenção especial no apoio aos empreendedores locais que necessitarem da estrutura da Sedetec para ampliar seus empreendimentos. Estas metas, entre outras, direcionarão o foco da nossa atuação no governo”, declarou o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento.

Já o novo presidente da Deso, Sérgio Ferrari, destacou o empenho com a modernização e ampliação dos serviços da empresa. “Vamos dar continuidade ao trabalho de modernização, aperfeiçoamento e ampliação dos serviços da empresa em prol da sociedade sergipana. Nossa meta, como sempre, é a de contribuir com a consecução de resultados positivos que promovam os tão esperados benefícios sociais. Essa é a função de um bom administrador”, definiu Ferrari.

A nova presidente do Banese destacou o seu orgulho em chegar ao ápice de sua carreira na instituição podendo oferecer a sua colaboração. “Como funcionária desde 1980, vou procurar colaborar com esse novo momento de evolução do banco, contribuindo com o conhecimento da instituição para consolidar o Banese como o banco dos sergipanos”, pontuou Vera Lúcia Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário