quinta-feira, 10 de maio de 2012

DÉDA REÚNE-SE COM MIRIAN BELCHIOR PARA AGILIZAR AÇÕES DE COMBATE À SECA.

O governador Marcelo Déda e sua equipe participaram de duas extensas reuniões entre a manhã e a tarde desta quarta, 9, em Brasília, para tratar do enfrentamento à seca que afeta, sobretudo, o semiárido sergipano. Em ambas, como resumiu o governador, o objetivo era "materializar as ações anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff" no encontro do último dia 23, em Aracaju, com os governadores do Nordeste.

Nesta reunião com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, que estava acompanhada dos principais assessores da pasta, foram debatidas detalhadamente "questões estruturantes, que permaneçam ao longo do tempo ajudando a melhorar a distribuição de água e criem condições de enfrentamento e convivência do homem com o clima da região". Estas iniciativas visam, ao mesmo tempo, atender necessidades emergenciais da população afetada pela estiagem, que ora assola o Nordeste brasileiro, e dotar o Estado de projetos permanentes de enfrentamento do flagelo.

Água

Entre as medidas de caráter estruturante, destacam-se o abastecimento de água por meio de sistema integrado, projetos de irrigação (recuperação, modernização e revitalização dos perímetros) e ampliação e construção de pequenas e médias adutoras, barragens e aguadas. Como forma de definir as prioridades do Estado, secretários e técnicos do Governo de Sergipe permaneceram em Brasília para, em novo encontro com técnicos do ministério, alinhavar os encaminhamentos dos projetos.

No segundo encontro, desta vez com técnicos multisetoriais dos ministérios, o alvo foi a agilização das medidas emergenciais definidas pela presidenta da República. É o caso do Garantia-Safra, cujas condições operacionais já foram aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com o que foi anunciado pelo ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, em reunião no Recife (PE), com governadores da região, há provisão de R$ 1 bilhão em recursos emergenciais. Metade deste montante destina-se aos pequenos agricultores.

Bolsa Estiagem

O governo foi informado, ainda, que o Bolsa Estiagem começará a ser liberado em breve e que haverá reforço na operação de carros-pipa. Por fim, estão previstas a ampliação e implantação de novas cisternas, além da recuperação de 47 poços artesianos. Como forma de atender ao consumo animal, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizará milho com preços subsidiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário