sexta-feira, 25 de maio de 2012

"ESSA CPMI ESTÁ VIRANDO A COMISSÃO DE DEPOENTE QUE NÃO DEPÕE", AFIRMOU MENDONÇA PRADO.

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas/SE), um dos membros da CPMI "Vegas e Monte Carlo", lamentou a improdutividade da Comissão Mista, durante a reunião que pretendia ouvir o depoimento de Jairo Martins de Souza, Idalberto Matias de Araújo, e Wladimir Garcez, apontados pela Polícia Federal como auxiliares do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

“Essa CPMI está virando a comissão do depoente que não depõe, e da Comissão Parlamentar que não investiga! O que estamos fazendo aqui é papel de pizzaiolo, pois não estamos apurando absolutamente nada! Há apenas uma discussão estéril entre governo e oposição que não interessa à sociedade brasileira. Quero lamentar esse papel ridículo que estamos fazendo: uma CPMI da Cachoeira que está dando em água!”, enfatizou Mendonça Prado.

Da mesma forma que fez Cachoeira na reunião de terça-feira, os três depoentes não responderam a nenhum dos questionamentos, amparados no direito constitucional de ficar calado. Apenas Wladimir Garcez, ex-vereador apontado como um dos principais colaboradores de Cachoeira, afirmou ser inocente e ter sido envolvido na suposta organização criminosa indevidamente, a partir de gravações "montadas" pela Polícia Federal.

“Nós estamos enfrentando uma estratégia de advogados, que estão de forma correta, no Estado Democrático de Direito, auxiliando seus clientes, mas desmoralizando nossa Comissão. Estamos agindo como ingênuos! Até qualquer criança que vem acompanhando esse processo já sabia que os depoentes de hoje não falariam absolutamente nada!”, afirmou indignado o parlamentar.

A CPMI foi criada para investigar as práticas criminosas envolvendo o empresário e suas relações com agentes públicos e privados, desvendadas pelas operações "Vegas" e "Monte Carlo" da Polícia Federal. Porém, o que se vê durante as reuniões, é o constante debate político-partidário entre deputados e senadores, tornando ineficiente o resultado pretendido.

Mendonça Prado criticou os calorosos debates entre os parlamentares, destacando a real importância da CPMI. “Essas questões partidárias serão suscitadas a todos instante. Isso aqui é uma casa política. Que o relator só fez perguntas contra o PSDB isso está claro e nítido! Não é isso que a sociedade quer nesse instante, e não é isso que nenhum integrante dessa Comissão Parlamentar almeja. Nós estamos perdendo tempo!”

Por fim, o democrata sergipano enfatizou a necessidade de se realizar uma reunião administrativa para rever o andamento dos trabalhos da CPMI. “Tenho certeza absoluta que todos que estão aqui já sabiam o que ia acontecer nessa manhã de hoje. Nós iremos ouvir 50 mudos! Serão 50 depoentes que sentarão aqui para responder a mesma coisa: que irão responder no Judiciário, desmoralizando o Poder Legislativo! Precisamos repensar os procedimentos que devem ser adotados e inovar”. A reunião administrativa foi marcada para a próxima terça-feira (29), às 14h, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho do Senado Federal.

Fonte: Assessoria Parlamentar do Deputado Mendonça Prado (Izys Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário