quinta-feira, 3 de maio de 2012

PREFEITURA DE ARACAJU INAUGURA CASA LAR PARA IDOSOS.

Dando continuidade à política permanente de assistência à melhor idade, o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou na manhã desta quarta-feira, 2, a Casa Lar para idosos Nalde Barbosa Barreto. Localizada no bairro Farolândia, a instituição irá atender a 12 pessoas com idade superior a 60 anos em situação de risco social, que tenham sofrido abandono, negligência ou maus tratos.

A moradia temporária conta com ampla estrutura de lazer, piscina, 4 dormitórios, banheiros adaptados e espaços de convivência. Os idosos atendidos na Casa Lar também irão participar de atividades lúdicas promovidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença e terão acesso a tratamentos de saúde.

Destacando a felicidade de inaugurar mais um projeto piloto da atual gestão, o prefeito de Aracaju lembrou aos presentes que a expectativa de vida vem crescendo no Brasil. "Precisamos então que as políticas públicas criem condições para que os idosos continuem tendo qualidade de vida", disse Edvaldo, frisando ainda que a Prefeitura Municipal de Aracaju tem tido uma atenção especial com a melhor idade.

"Temos grupos de idosos em todos os Cras que desenvolvem atividades permanentes, oferecendo lazer e prestando toda assistência necessária, mas eles retornam para casa. Infelizmente, existem casos em que o idoso não tem para onde ir ou está passando por problemas familiares, então iremos acolhê-los aqui em caráter provisório, mas por tempo indeterminado, e fazer um amplo trabalho com as famílias para a sua reintegração", observou o prefeito.

De acordo com a secretária-adjunta de Assitência Social em Aracaju, Edvaneide Lima, a casa lar contará com uma equipe formada por 8 educadores, cuidadores de idosos; 6 auxiliares de serviços gerais e um coordenador administrativo. "Iremos funcionar 24 horas, todos os dias da semana cuidando com carinho desses idosos que perderam a referência, que estão nas ruas, ou foram vítimas de algum tipo de violência. Iremos trabalhar com o objetivo de que eles retornem ao seio familiar", pontuou a secretária.

Nalde Barreto

Assistente social da Prefeitura, Nalde Barreto (In memorian) foi um grande exemplo para as suas colegas de profissão. Extremamente querida por todos, ficou conhecida por ser uma das precursoras na atenção e cuidado com os idosos.

E foram as suas colegas de trabalho que pediram ao prefeito que a Casa Lar recebesse o seu nome. "É uma justa homenagem a essa pessoa exemplar que, com seu talento, amor e dedicação, lutou em prol dos idosos. Que o espírito de Nalde inspire toda a sociedade no cuidado com as pessoas da melhor idade", concluiu Edvaldo.

Falando em nome dos familiares, o filho de Nalde, Temístocles Barreto, agradeceu a Prefeitura pela homenagem prestada a sua mãe. "Essa homenagem é um reconhecimento e gratidão de suas colegas. Nossa mãe exerceu a profissão com muito orgulho, dedicação e desejamos que o trabalho realizado nesse Centro Social reflita o espírito de nossa mãe: que seja impregnado de alegria, muita fé e disposição incansável em ajudar e servir os usuários", disse emocionado.

Exemplo

Presente à inauguração da Casa Lar, dona Maria Suzete Silva Fontes disse que se graduou em Direito e em Serviço Social, graças ao incentivo da amiga. "Nalde era abnegada, muito dedicada ao trabalho. Além disso, era uma pessoa muito alegre: para ela, não tinha tempo ruim. Espero que seu trabalho possa servir de exemplo para todas as assistentes sociais", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário