segunda-feira, 21 de maio de 2012

SERGIPE SERÁ PILOTO EM NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Tenente-Coronel José Erivaldo Mendes, reuniu-se na última semana com os representantes do Ministério da Integração Nacional para finalizar o processo de implantação do programa 'Água para Todos', do Governo Federal, em Sergipe. Outros representantes de secretarias e órgãos governamentais também participaram do encontro, realizado na Sala de Situação da Defesa Civil estadual.

Com o projeto Água para Todos os municípios cadastrados receberão água de qualidade e tratada durante todo o ano, independente das mudanças no clima. Todo o sistema será comandado por um software que permitirá o gerenciamento do percurso da água da estação de tratamento até a entrega as famílias.

O caminhão pipa será padronizado para garantir a entrega e a qualidade da água nos municípios cadastrados, os poços e os mananciais mais próximos das comunidades serão georreferenciados para que haja o abastecimento por área e o software saiba a quilometragem de cada pipeiro naquela localidade.

O MI irá assessorar todo o trabalho, além de treinar as famílias beneficiadas com a distribuição de kit informativo, lúdico e didático para que não existam dúvidas na hora de pedir o reabastecimento de água.

Um dos pontos relevantes da reunião foi o georreferenciamento das cisternas, fonte e qualidade da água. Sobre o tema, a Defesa Civil está produzindo um relatório com todas as informações necessárias sobre as localidades beneficiadas. O projeto começará com um número fixo de municípios e as comunidades que decretaram situação de emergência irão se adequar a ele.

“Não temos como evitar a seca e esse será um novo caminho para regularizar de forma eficaz a distribuição de água conforme a necessidade de cada família. Se a companhia de distribuição de água formalizar o abastecimento da água encanada em algum desses municípios cadastrados, ele não sairá do programa para que outro passe a receber”, explica representante do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Gomes.

Nos municípios onde não há cisternas, ficará a cargo do MI fazer essa adequação para a distribuição, já que os carros pipas serão monitorados via satélite de cada localidade, informando a quilometragem correta para o pagamento dos pipeiros. O próprio pipeiro irá comandar o computador de bordo que, por sua vez, estará programado para liberar a quantidade necessária para o abastecimento e distribuição individual as famílias.

Funcionamento

Após o cadastramento das famílias será entregue o cartão Água para Todos. O atendimento será individualizado e cada família da zona rural receberá um valor litro para as suas necessidades básicas. As estações serão implantadas nas comunidades mais próximas aos mananciais para que haja a facilidade do tratamento e a locomoção dos caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário