sexta-feira, 4 de maio de 2012

UNIDADE PEDIÁTRICA DO HUSE OFERECE AMPLO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

Em pouco mais de quatro meses de existência, a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, que funciona em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), realiza cerca de 250 atendimentos diários de urgência e emergência. Os esforços aplicados na reforma, ampliação e adequação da estrutura física, que compreende 1,3 mil m², representam o interesse do Governo de Sergipe pela qualificação da saúde das gestantes e das crianças usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), interesse comum ao da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), responsável pelo gerenciamento da unidade.

De acordo com a coordenadora da unidade pediátrica, Christianne Barreto, os casos mais comuns, diagnosticados pelas equipes multidisciplinares que atuam no espaço, são de infecções respiratórias, diarreia e dengue, sendo esse último menos frequente. “Estamos aptos a tratar de casos caracterizados como de alta complexidade, mediante empenho de uma equipe formada por diversos especialistas pediátricos, entre eles cardiologista, cirurgião, hematologista, gastroenterologista, nefrologista, oncologista e endocrinologista”, detalhou Christianne.

A cada turno, quatro pediatras verticais realizam o primeiro atendimento dos pacientes que chegam à unidade pediátrica do Huse. Além desses, seis pediatras horizontais atuam no internamento, a fim de garantir o acompanhamento diário dos pacientes internados, e seis permanecem no pronto socorro. Outro pediatra está à disposição da unidade para quaisquer necessidades de intercorrências médicas, tendo também quatro plantonistas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI).

Para a gerente da enfermaria pediátrica Edda Machado, o atendimento individualizado e multifacetado são características que correspondem ao esforço pela garantia do pleno cumprimento de demandas. “Quando já se encontra na enfermaria, a criança recebe uma assistência multidisciplinar, com profissionais doutrinados a trabalhar em equipe e a priorizar aspectos físicos, sociais e psicológicos, de acordo com as necessidades do atendido. Médicos, psicólogos e assistentes sociais garantem o cuidado e o acompanhamento aos que necessitam dos serviços de saúde, o que inclui os respectivos familiares”, assegurou a gerente.

Precisão

Disposta a acompanhar todos os procedimentos aos quais está sendo submetido o filho Michael Tavares, a dona de casa Dulcilene Santos, natural do município de Lagarto, chegou à unidade pediátrica do Huse no dia 1º de abril, tendo sido encaminhada junto com o filho pelo Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, unidade também gerenciada pela FHS.

“Foi detectada a insuficiência renal, razão pela qual meu filho tem sido submetido a sessões de hemodiálise, após a permanência na UTI dessa unidade durante 15 dias. Temos tido acompanhamento de médico nefrologista, pediatra, nutricionista e psicólogo, o que me deixa mais tranquila. O próximo grande recurso a ser utilizado, segundo os médicos, é o transplante”, esclareceu a jovem mãe.

Unidade Pediátrica

O novo prédio em que funciona a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza é resultado de um investimento de R$ 450 mil, aplicados com recursos próprios do Governo de Sergipe. Conta com 53 leitos de internamento e dez para UTI, caracterizando-se como a única a contar com unidade de terapia intensiva infantil no estado. Além disso, dispõe de 58 vagas no pronto-socorro.

A ação tem como referência a consolidação da rede de assistência hospitalar e do acompanhamento da saúde da criança e segue o padrão de ambiência definido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada em Sergipe pela Secretaria de Estado da Saúde desde 2007.

O espaço ainda apresenta, entre outros recursos, amplas salas de espera com assentos, consultórios climatizados, alas para hidratação, amplos corredores e a assistência por classificação de risco, que organiza a área de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário