quinta-feira, 9 de agosto de 2012

DÉDA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE PLANO DE PREVENÇÃO E RESPOSTAS A SECAS E ENCHENTES FEITO PELO GOVERNO FEDERAL.

Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, mandatários estaduais e ministros de Estado, o governador Marcelo Déda participou do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. No evento, nesta quarta, 8, em Brasília, a presidenta anunciou investimentos de R$ 18,8 bilhões em ações articuladas de prevenção e redução do tempo de resposta a ocorrências.

De acordo com a apresentação dos ministros envolvidos com o projeto, Sergipe já está incluído entre os primeiros estados contemplados com liberação de recursos para combater os efeitos das cheias e das secas em todo o país. No caso estadual, o objetivo imediato é o de minimizar os efeitos da estiagem no semiárido.

Monitoramento nacional

As secas e as cheias, destacou o governador, "vão continuar acontecendo. Mas, quanto mais nós tenhamos sistemas como este ampliando-se e consolidando-se, mais condições os estados e os municípios terão, ao lado do Governo Federal, de reduzir as mortes, de preservar vidas e, também, de preservar o patrimônio".

Segundo Déda, "o monitoramento nacional, integrado com os estados e integrado com os municípios, vai permitir uma pronta resposta na ocorrência de alguma catástrofe deste tipo. Desse modo, aumentando o adensamento tecnológico, investindo na cobertura e no monitoramento adequados, mapeando as áreas de risco, o Governo Federal oferece uma contribuição de extrema valia, mudando a história da Defesa Civil no Brasil".

Cemaden

No evento, foram também inauguradas as novas instalações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Com equipamentos de tecnologia avançada, o centro vai operar 24 horas por dia todos os dias da semana. Dilma Rousseff, acompanhada dos governadores e ministros, conheceu a Sala de Situação e a Sala de Crise do Cemaden.

A iniciativa do Governo Federal "qualifica a ação dos entes públicos, no sentido, já que não se pode evitar que chova nem que tenha seca, de minimizar, de reduzir os danos provocados pelas catástrofes naturais", concluiu Déda. O secretário Oliveira Júnior, do Planejamento, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes, acompanharam o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário