quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DÉDA PEDE AMPLIAÇÃO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM SERGIPE DURANTE HOMENAGEM AO EX-PRESIDENTE LULA.

O governador Marcelo Déda participou de homenagem ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta-feira, 2, em São Paulo. O evento foi organizado pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e pela Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), que comemoram cinco anos de atuação. Déda aproveitou também para solicitar a ampliação da produção de biodiesel em Sergipe.

A homenagem ratifica o empenho da gestão Lula em diversificar a matriz energética brasileira por meio da incorporação e ampliação de novas fontes de energia mais limpas e renováveis. Com a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, Lula estabeleceu regras e metas para a produção do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

“Investidores da área do Biodiesel e representantes da Agricultura Familiar homenageando Lula pela sua visão estratégica, criando o Programa Nacional do Biodiesel. Bom para a economia, meio-ambiente e inclusão social”, disse o governador Marcelo Déda.

Investimentos

Durante a estadia em São Paulo, Marcelo Déda reuniu-se com o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, e discutiu a possibilidade de ampliação da produção de biodiesel em Sergipe, a partir do aumento do cultivo de girassol e de outras oleaginosas.

No encontro, também foi tratada a possibilidade de instalação de uma unidade de processamento de matéria-prima para a produção de biodiesel no estado. Na próxima segunda-feira, 6, Marcelo Déda segue para o Rio de Janeiro, onde encontrará a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, para tratar pessoalmente desses temas.

Em 2011, os 1,1 mil pequenos agricultores sergipanos que produzem girassol comercializaram mais de 70 mil toneladas da oleaginosa para a Petrobras Biocombustível, que possui usina em Candeias, na Bahia.

O Programa Sergipe de Biodiesel envolve mais de 30 instituições públicas, privadas e de pesquisa, associações e cooperativas de produtores. Uma das colaboradoras é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pelo desenvolvimento das sementes de girassol com alto poder de germinação.

Biodiesel

Extraídos de oleaginosas como algodão, arroz, girassol, canola, soja, e milho, o biodiesel é um combustível renovável e biodegradável. Sua produção, além de ampliar a matriz energética do país, fortalece a atividade agrícola, já que é cultivado por produtores familiares nas regiões até então consideradas pouco atrativas à agricultura, como Norte e Nordeste. A política de estímulo ao consumo de biocombustível conta ainda com a obrigatoriedade – disposta na lei de n°11.097/05 – de adição de um percentual mínimo de Biodiesel ao óleo diesel comercializado nas bombas de combustível de todo o país.

Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a renda média anual dos agricultores familiares que participam do PNPB gira em torno dos R$ 5 mil para cada família, o que representa o dobro da renda familiar alcançada antes do PNPB. Atualmente, o Brasil está entre os quatro maiores produtores do mundo.

Ubrabio

Criada em 2007, a Ubrabio surgiu da necessidade de implantação de uma entidade que representasse a cadeia de produção e comercialização do Biodiesel. A instituição foi criada também para contribuir com o Governo Federal no aperfeiçoamento das políticas públicas e estratégias relacionadas ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário